Avançar para o conteúdo principal

WORKSHOP INTEGRADO DE BD - Inscrições Abertas

Caríssimos,

Encontram-se finalmente abertas as inscrições para o 1º módulo do CURSO INTEGRADO DE BD a realizar-se nas instalações da Kingpin Books já a partir do dia 17 de Janeiro. Estão disponíveis quatro horários diferenciados para quatro "turmas" diferentes, para que possamos ir ao encontro das restrições temporais de cada um. Agradeço que, ao fazerem a inscrição, indiquem o horário que pretendem e ainda uma 2ª preferência, caso o primeiro já se encontre totalmente preenchido.

As inscrições poderão ser feitas aqui na livraria ou através de um mail para o endereço kingpinbooks@gmail.com, contendo os seguintes dados:

Nome/Idade/Horário pretendido/2ª preferência/Objectivo a que se propõe/Telefone de contacto
(Ex: Mário Freitas/36 anos/Sábados às 10h30/Sábados Às 12h/Quero aperfeiçoar o meu desenho/21-795 04 76)

Sem mais delongas, todos os detalhes:

CURSO INTEGRADO DE BD da Kingpin Books
Da ideia original à edição

Início: 17 de Janeiro de 2009 (sábado de manhã)

Duração: ver módulos específicos
Preço: ver módulos específicos (pagamento no acto da inscrição ou até ao início de cada módulo)
Carga horária: 1h30 por semana
Limite por aula: 6 formandos

Horários (alternativos): Sábados, das 10h30 às 12h; Sábados, das 12h às 13h30; 3ª, das 20h às 21h30; 5ª, das 20h às 21h30 (a Kingpin Books reserva-se o direito de cancelar determinado horário por insuficiência de inscritos)

Objectivos gerais do curso:

• Criar leitores mais críticos e exigentes, simultaneamente mais empáticos com os autores e mais receptivos a novas abordagens.
• Desenvolver e aperfeiçoar aptidões artísticas e literárias.
• Formar narradores, canalizando o talento e a capacidade criativa e ilustrativa de potenciais argumentistas e artistas, e colocando-os ao serviço da história.
• Demonstrar a relação umbilical entre argumento e arte e a absurdidade da subserviência ou sobrevalorização de uma em relação à outra.
• Criar uma bolsa de autores, potenciando sinergias e colaborações criativas entre argumentistas, artistas, coloristas, legendadores e editores.
• Desenvolver projectos com vista uma abordagem comercial, fomentando edições mais regulares e mais profissionais.
• Fomentar a crítica, o debate e a discussão.

Premissas lectivas:

• Base e capacidade pedagógicas dos formadores: autores actuais de banda desenhada com obra editada, com especialização nas diversas vertentes.
• Acessibilidade temática: não se pretende que os diferentes módulos sejam um compêndio académico de definições estanques e ocas, bastas vezes ultrapassadas e de aplicação prática reduzida ou duvidosa.
• Diferenciação e subjectividade dos gostos: os formadores irão transmitir a sua visão pessoal, beseada na sua experiência e nos seus critérios próprios; é altamente provável, e até salutar, que nem todos os formadores partilhem exactamente a mesma abordagem lectiva e as mesmas preferências artísticas.
• Avaliação crítica e interactiva: a crítica construtiva e assertiva é essencial à evolução artística; as “palmadinhas nas costas”, fruto geralmente do receio ou da incapacidade críticos, conduzem somente à estagnação e a uma auto-avaliação desajustada da realidade.

Módulo 1 - Introdução ao Processo Criativo (6 horas, 25EUR)

Formador: Mário Freitas

• A BD como instrumento narrativo
• Argumento e escrita: da ideia à estrutura narrativa
• Desenho e narração visual: fundamentos básicos e ferramentas usuais
• Estilização e diferenças geográficas: comics, manga e franco-belga
• A BD e o Design
• BD vs. Ilustração
• BD vs. Literatura vs. Cinema vs. Videojogos
• Debate e discussão de potenciais ideias crativas

Destinatários: qualquer potencial interessado; leitores interessado em aprofundar o conhecido sobre a criação de BD; autores iniciados de BD.

Objectivos: dar a conhecer aos participantes as etapas básicas da criação de uma BD; criar leitores mais críticos e exigentes, simultaneamente mais empáticos com os autores e mais receptivos a novas abordagens; dotar os participantes com os fundamentos e instrumentos básicos para iniciar a criação de uma BD.

A seguir: Módulo 2 – Argumento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lançamento de "A FÓRMULA DA FELICIDADE Vol.2"

É já no próximo dia 1 de Abril (totalmente verídico), 5ª feira, véspera de feriado, às 18h30 na Kingpin Books , que será enfim lançado o tão aguardado 2º e último volume da FÓRMULA DA FELICIDADE. O lançamento contará com a presença dos autores NUNO DUARTE e OSVALDO MEDINA e da magnífica equipa de coloristas que abrilhantou os desenhos do Osvaldo, composta por Ana Freitas, Patrícia Furtado, Filipe Teixeira e Gisela Martins (a Sara Ferreira não se encontra em Portugal). Será igualmente inaugurada uma exposição de desenhos originais do livro na Kingpin Books e ainda no local da after-party... After-party essa que decorrerá a partir das 11h no Bar Al Souk, em Santos (mais concretamente na Rua do Mercatudo, transversal da Av.D.Carlos I, depois das escadinhas ao lado da Botica). A after-party estará aberta ao público, que poderá assim conversar um pouco com os autores, observar as pranchas originais do livro e ainda assistir a uma actuação ao vivo dos Cubic Nonsense, a banda onde eu próprio

A Kingpin Books no BD Amadora 09

Dando seguimento à longa escalada iniciada já há 10 anos, a Kingpin Books marcará este ano forte presença no Festival de BD da Amadora , que decorrerá de 23 de Outubro a 8 de Novembro no Fórum Luís de Camões, na Brandoa. Assim, contribuímos para a presença, no 1º fim-de-semana do Festival, de 4 autores estrangeiros de BD , nomeadamente os canadianos Cameron Stewart , Karl Kerschl e Ramón Pérez , e o norte-americano CB Cebulski , argumentista e editor da Marvel Comics. Juntando-se ao já nosso bem conhecido Cameron Stewart - notabilizado pelas suas colaborações com Grant Morrison em Seaguy , Seven Soldiers e, brevemente, no campeão de vendas Batman and Robin - chegam os seus colegas de estúdio e do colectivo TX Comics (onde se encontram provavelmente os melhores webcomics do planeta), Karl Kerschl (acabadinho de terminar as suas histórias do Flash no inovador Wednesday Comics ) e Ramón Pérez, um dos artistas da recente mini-série da Marvel NYX: No Way Home , e com projectos em ca

Amadora 2009 – Eu contribuí. E vocês?

Terminou o Amadora BD deste ano. Com todas as condicionantes e cortes orçamentais anunciados, e perante o espectro (eterno, diria) da crise, acabou por ser uma agradável surpresa. Foi um evento participado, animado, com um feeling refrescante e um salutar ambiente de renovação com muitos autores novos e muita gente nova. Muito se tem já dito e escrito sobre o evento, desde análises sérias e ponderadas, aos habituais muros de lamentações de quem muito exige e pouco faz. Justiça reposta O festival tem defeitos? É óbvio que tem, caso contrário não se gastariam centenas de linhas a falar deles, em blogues e afins. Mas é, inequivocamente, o único festival de verdadeira dimensão nacional e internacional, o único que atrai verdadeiro público, o único que justifica investimentos editoriais, o único que justifica o investimento do (muito) tempo gasto na sua preparação e participação. Depois, o festival é vítima de duas das piores características do povo português, se quisermos acreditar em t