Avançar para o conteúdo principal

A Kingpin Books no BD Amadora 09

Dando seguimento à longa escalada iniciada já há 10 anos, a Kingpin Books marcará este ano forte presença no Festival de BD da Amadora, que decorrerá de 23 de Outubro a 8 de Novembro no Fórum Luís de Camões, na Brandoa.

Assim, contribuímos para a presença, no 1º fim-de-semana do Festival, de 4 autores estrangeiros de BD, nomeadamente os canadianos Cameron Stewart, Karl Kerschl e Ramón Pérez, e o norte-americano CB Cebulski, argumentista e editor da Marvel Comics.

Juntando-se ao já nosso bem conhecido Cameron Stewart - notabilizado pelas suas colaborações com Grant Morrison em Seaguy, Seven Soldiers e, brevemente, no campeão de vendas Batman and Robin - chegam os seus colegas de estúdio e do colectivo TX Comics (onde se encontram provavelmente os melhores webcomics do planeta), Karl Kerschl (acabadinho de terminar as suas histórias do Flash no inovador Wednesday Comics) e Ramón Pérez, um dos artistas da recente mini-série da Marvel NYX: No Way Home, e com projectos em carteira para a Wildstorm e a Dark Horse.

A vinda a Portugal dos 4 canadianos será acompanhada por uma edição em papel, a primeira em todo o mundo, de uma selecção dos seus webcomics, naquela que será a primeira edição traduzida a publicar pela Kingpin Books. Em paralelo com a exposição colectiva patente no espaço do festival e que se debruçará em exclusivo nos webcomics, decorrerá outra exposição, aqui na Kingpin Books, com o material mais mainstream dos 3 autores canadiados, com grande destaque para a capa e páginas interiores de Batman and Robin 8, com publicação prevista apenas para Fevereiro de 2010. Para além da presença no festival nos dias 24 e 25 de Outubro, os 3 autores estarão na Kingpin Books no dia 28, em hora a definir, para uma sessão especial de autógrafos e convívio com os seus fãs, não sendo de excluir a possibilidade de uma Master Class na sala de Workshops.

Quanto a CB Cebulski, é especialmente conhecido como o editor caça-talentos da Marvel e como argumentista das séries Spider-Man: Fairy Tales e Avengers: Fairy Tales, onde colaborou com os portugueses Ricardo Tércio, João Lemos e Nuno Plati. À margem do festival, a Kingpin Books agendou já uma Master Class com o autor americano marcada para dia 22, 5ª feira, véspera da inauguração do festival, aqui na loja. CB Cebulski partilhará a sua experiência como autor e editor, e dará dicas inestimáveis aos aspirantes a autores sobre a melhor forma de progredirem na carreira e a melhor forma de apresentarem um portfólio profissional de qualidade.

Mas nem só de autores estrangeiros, bem pelo contrário, se faz a nossa presença no BD Amadora deste ano. Assim, a lançar igualmente no 1º sábado do evento, Mucha marca o regresso à BD do notável romancista David Soares, num álbum de puro horror desenhado pelo Osvaldo Medina e arte-finalizado por mim próprio. E falar do cada vez mais omnipresente Osvaldo Medina é falar, naturalmente, de A Fórmula da Felicidade vol.1, a história saída da mente do argumentista Nuno Duarte e nomeada para as 3 principais categorias dos Prémios Nacionais de BD. Os originais de A Fórmula da Felicidade e de Mucha terão direito a uma exposição exclusiva no Festival, onde conto poderem ver uma mosca gigante em 3D, a estrela da cenografia da exposição.

Para além do lançamento e apresentação dos dois novos livros e das habituais sessões de autógrafos com os autores envolvidos, levantarei um pouco o véu do que serão as novidades editoriais da Kingpin Books para 2010, com destaque imediato para o 2º e último volume da Fórmula, logo no início do ano, e para os regressos do Super Pig, com "O Impaciente Inglês" e do C.A.O.S., com "Agentes do CAOS". Mais um ano em grande em perspectiva e prometo não ficarmos por aí.

Por ora é tudo. Mais detalhes e outras notícias em breve.
Conto convosco!

Comentários

Unknown disse…
Viva Mário.
Grande actividade e grandes iniciativas, como tem vindo a ser o teu hábito.
Fico (muito) satisfeito por toda a tua acção.
Parabéns.
J. Mascarenhas
Unknown disse…
É com imenso prazer que leio estas noticias. No que cada vez mais vem sendo um hábito, as vossas iniciativas têm sido um "safanão" no panorama da BD em Lisboa. Espero sinceramente que os vossos convidados deste ano sejam, à semelhança dos anos anteriores, uma forte contribuição para o êxito do festival e consequentemente da Kingpin.

Parabéns Mário & Co

RuiR
Mário Freitas disse…
Obrigado pelas vossas palavras. Sei que são sinceras e são sempre, como tal, um grande estímulo.

Abraço.

Mensagens populares deste blogue

Lançamento de "A FÓRMULA DA FELICIDADE Vol.2"

É já no próximo dia 1 de Abril (totalmente verídico), 5ª feira, véspera de feriado, às 18h30 na Kingpin Books , que será enfim lançado o tão aguardado 2º e último volume da FÓRMULA DA FELICIDADE. O lançamento contará com a presença dos autores NUNO DUARTE e OSVALDO MEDINA e da magnífica equipa de coloristas que abrilhantou os desenhos do Osvaldo, composta por Ana Freitas, Patrícia Furtado, Filipe Teixeira e Gisela Martins (a Sara Ferreira não se encontra em Portugal). Será igualmente inaugurada uma exposição de desenhos originais do livro na Kingpin Books e ainda no local da after-party... After-party essa que decorrerá a partir das 11h no Bar Al Souk, em Santos (mais concretamente na Rua do Mercatudo, transversal da Av.D.Carlos I, depois das escadinhas ao lado da Botica). A after-party estará aberta ao público, que poderá assim conversar um pouco com os autores, observar as pranchas originais do livro e ainda assistir a uma actuação ao vivo dos Cubic Nonsense, a banda onde eu próprio

Amadora 2009 – Eu contribuí. E vocês?

Terminou o Amadora BD deste ano. Com todas as condicionantes e cortes orçamentais anunciados, e perante o espectro (eterno, diria) da crise, acabou por ser uma agradável surpresa. Foi um evento participado, animado, com um feeling refrescante e um salutar ambiente de renovação com muitos autores novos e muita gente nova. Muito se tem já dito e escrito sobre o evento, desde análises sérias e ponderadas, aos habituais muros de lamentações de quem muito exige e pouco faz. Justiça reposta O festival tem defeitos? É óbvio que tem, caso contrário não se gastariam centenas de linhas a falar deles, em blogues e afins. Mas é, inequivocamente, o único festival de verdadeira dimensão nacional e internacional, o único que atrai verdadeiro público, o único que justifica investimentos editoriais, o único que justifica o investimento do (muito) tempo gasto na sua preparação e participação. Depois, o festival é vítima de duas das piores características do povo português, se quisermos acreditar em t